12 agosto, 2016

Tamagotchi x Pokémon Go

O Tamagotchi, cujos inventores foram agraciados com o Prêmio Ig Nobel de Economia em 1997, é celebrado por Jaime Rubio Hancock, que escreve no El Pais: ¿Es que nadie se acuerda de los Tamagotchis? 
Será que ninguém se lembra do Tamagotchi?
... Este brinquedo japonês de Bandai viciava milhões de crianças em 1996. Não era mais do que um pequeno aparelho oval com uma tela em preto e branco e três míseros botões para percorrer o menu. Isso era o suficiente para cuidar de um pet virtual, E eles já venderam mais de 79 milhões de unidades, não muito abaixo dos 100 milhões de downloads do Pokémon Go.
Em setembro de 1997, El País ilustrou o furor que causava este brinquedo em uma artigo intitulado Adicción japonesa a la fauna virtual. O texto lembra que o Tamagotchi tinha gerado "problemas sociais, como a negligência na escola e nas responsabilidades profissionais, e até mesmo acidentes de trânsito". E acrescenta que, para compartilhar dúvidas, preocupações e paixões, "há também muitos clubes de fãs e algumas páginas na Internet ao estilo das que são organizadas em torno de um grande filme ou música. Isso para não mencionar os cemitérios e enterros virtuais organizados por templos budistas".
E o texto conclui com uma mensagem amarga: "O Tamagotchi não é uma moda passageira, mas o ícone de uma nova geração de relacionamentos em que as fronteiras entre o real e o virtual desapareceram."

Retro toys
  1. O Tamagotchi
  2. O cubo de Rubik
  3. Os sudokus
  4. A serpente de Nokia
  5. O Furby
  6. O iPhone de 2007
Vídeo
Crianças reagem ao Tamagotchi



Nenhum comentário: