25 abril, 2014

O Grande K

(continuação de "Como algo deixou de ser Grave", postado em 18/04/14)
O Grande K é o único objeto em todo o universo com a massa exata de 1 kg. Bem, ele é o Quilograma. A única unidade do SI, o Système international d'unités, que ainda é determinada por um objeto físico. Está dentro de três redomas de vidro, ao lado de outras seis cópias em um cofre com a temperatura controlada, trancado a chaves de controle interno, no subsolo do Bureau Internacional de Pesos e Medidas, nos arredores de Paris.
Se você pudesse entrar no cofre e contaminasse o Grande K, você estaria alterando a definição do quilograma. Um padrão pelo qual muitas de nossas medidas se baseiam. Assim você lançaria o mundo no caos!?
Bem, na verdade, não. Mas, como alguém poderia averiguar se a massa do Grande K mudou?
Quando foi criado, outras 40 cópias também foram feitas. Elas não são idênticas. Suas massas são ligeiramente diferentes da massa do Grande K. mas tais diferenças foram anotadas. E essas réplicas foram enviadas a vários países para que fossem seus padrões.
Em 1948, os cilindros foram reunidos para uma nova pesagem. E foi aí que o problema começou pois, mesmo com todos os cilindros sendo compostos pelo mesmo material, e armazenados sob as mesmas condições, suas massas divergiram entre si com o passar do tempo. A massa do Grande K não era sequer igual às massas daquelas cópias com as quais ele havia sido guardado.
Como se isso não bastasse, quando foram reunidas de novo, 40 anos depois, suas massas divergiam entre si  em 54 microgramas.
Isso é quase o peso de uma impressão digital! Mas as impressões digitais não são as responsáveis por isso, já que os cilindros são lavados para a pesagem. Então, algum processo físico deve ter alterado suas massas, mas como isso aconteceu ainda é motivo de especulação.
Uma coisa é certa: a massa de um cilindro de platina e irídio não se conserva através do tempo. E isso é um grande problema. Não se pode basear-se em uma unidade de referência que muda o seu valor a toda hora. E as consequências disso não estão limitadas às unidades de massa. Das 7 unidades básicas do SI, 4 delas dependem do quilograma. Isso afora as derivações como newtons, joules, volts e watts.
(continua em 02/05/14)

Nenhum comentário: