17 abril, 2014

O odor de aspargos na urina

Relacionados a comer aspargos, foram observados os seguintes efeitos na urina:
"[Aspargos] causam um cheiro imundo e desagradável na urina, como todo mundo sabe." ("Tratado de todos os tipos de alimentos", Louis Lemery, 1702)
"Alimento ... afeta a urina com um cheiro fétido (especialmente se cortado quando eles são brancos) e, por isso, alguns médicos tenham suspeitado de que não são bons para os rins. Quando os aspargos são mais velhos, e começam a se ramificar, eles perdem essa qualidade, mas então eles não são mais agradáveis."("Ensaio sobre a natureza do alimentos", John Arbuthnot, 1735)
"Algumas hastes de aspargos comidas, devem dar a nossa urina um odor desagradável ..." ("Carta para a Academia Real de Bruxelas",  Benjamin Franklin, c. 1.781)
"Aspargos "... transformam meu penico em um frasco de perfume." Marcel Proust (1871-1922)
Alguns compostos orgânicos voláteis são responsáveis por esse odor, a saber:
methanethiol
sulfureto de dimetilo
dissulfureto de dimetilo
bis (metiltio) metano
dimetilsulfóxido
dimetil sulfona
Há debates sobre: 1) se todas as pessoas ou apenas algumas produzem o cheiro e (2) se todas as pessoas ou apenas algumas identificam o cheiro.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá amigo Paulo.Uma ótima Páscoa e um dia cheio de luz em sua vida...
Como não gosto de aspargos, e também nunca comi, não posso opinar e dizer que já senti este odor, mas vou ficar atenta com meus sobrinhos, pois eles comem quando faço salada e ponho junto. Agradeço por avisar e compartilhe sempre seus artigos para comigo.Tenha um excelente final de semana.
Abraços sempre.
ClaraSol.