04 abril, 2014

Riscos e aproveitamento do gás metano das vacas

Gás metano expelido por vacas sofre explosão
Um acidente com gás metano aconteceu em 24 de março, num celeiro do vilarejo de Rasdorf, na região central da Alemanha. Além de ferir um dos animais, a explosão danificou o teto do celeiro.
O metano, com origem nos flatos e arrotos expelidos por cerca de 90 vacas, acumulou-se em grande quantidade no celeiro. E um foco de energia elétrica estática, segundo a polícia local, provocou a explosão do gás.
Cada vaca é capaz de produzir 500 litros de gás metano por dia. O impacto ambiental da pecuária é alto, já que o metano é nocivo ao meio ambiente.
Além disso, as vacas expelem a amônia que pode acidificar o solo e a água.
Cientistas criam um dispositivo que coleta o gás metano
Esta é a última arma na luta contra o aquecimento global. É de fabricação argentina: um dispositivo preso ao dorso de um touro que evita o escapamento de metano quando o animal arrota.
O gás é coletado diretamente do estômago do touro, através de um pequeno tubo, e em seguida é comprimido em um botijão. Todo dia o animal gera combustível suficiente para fazer um carro andar por um quilômetro.
De acordo com a ONU, 18 por cento das emissões de gases causadores do efeito estufa provêm de animais criados em fazendas.

Nenhum comentário: