18 abril, 2014

A impressora de comida

Um dos muitos problemas da viagem espacial é a alimentação dos astronautas, mas isso poderá mudar, em breve, graças a uma impressora 3D de comida, que está sendo desenvolvida pelo engenheiro mecânico Anjan Contractor com o financiamento da NASA.
Além disso, este dispositivo poderá ser vital para alimentar a população mundial, assim que comece a ficar insustentável o atual modelo alimentar.
Na verdade, esta é a principal preocupação de Contractor. O engenheiro acredita que, quando houver 12 bilhões de pessoas no mundo, muitos usarão as impressoras de comida 3D para sintetizar refeições nutricionalmente adequadas. Além disso, os cartuchos poderão ser mantidos por cerca de 30 anos sem que os conteúdos fiquem deteriorados.
O processo imaginado é relativamente simples. Os ingredientes são à base de pós que, inseridos por meio de cartuchos, combinam-se com óleos e líquidos para formar pratos em camadas. Curiosamente, isso faz com que a pizza seja uma das receitas mais simples de ser preparada, porque se encaixa perfeitamente na ideia da estratificação.
Sim, os ingredientes serão muito diferentes daqueles que estamos acostumados a usar. Carboidratos ou proteínas simplesmente em pó, sem importar de onde eles venham. A carne, por exemplo, podendo ser substituída por insetos, minhocas, grama ou algas. Isso pode ser à primeira vista desagradável, porém Contractor acredita que só pensamos assim porque ainda podemos pagar. No entanto, quando a população aumentar até que o alimento seja o seu problema maior, a alternativa oferecida não parecerá tão ruim.
Así es la impresora 3D de comida financiada por la NASA, ALT1040

Bônus - Protótipo de uma impressora de chocolate em biscoito


Nenhum comentário: