23 abril, 2014

O Dia Internacional do Livro

O Dia Internacional do Livro se comemora hoje (23) porque nesse dia, em 1616, teriam falecido dois dos maiores escritores da literatura universal: Cervantes y Shakespeare. Mas é tão errônea essa coincidência como a maioria das teorias sobre os paralelismos em suas vidas e obras.
A data do falecimento
O erro mais difundido é o da data em que eles morreram. Cervantes faleceu no dia 22 de abril, porém foi sepultado no dia 23. Falecido no dia 23 de abril do calendário juliano, a data da morte de Shakespeare corresponderia ao dia 3 de maio do calendário gregoriano (à época não adotado pela Inglaterra).
Nunca se encontraram
Cervantes nunca ouvir falar do gênio de Stratford-upon-Avon. Há evidências de que Shakespeare tenha lido a primeira parte de Dom Quixote. Um é romancista e outro é dramaturgo, e não há influências diretas entre as obras dos dois autores.
Semelhanças de estilo
Estas características devem-se provavelmente ao fato de que os dois escritores viveram na mesma época, tiveram influências culturais próximas e, quiçá, as mesmas leituras – o que os levou a oferecerem "soluções literárias paralelas".

Nenhum comentário: