01 setembro, 2022

Pedras para leitura

ANTES DE 1200
Os povos antigos definiram a visão como "o mais maravilhoso dos cinco sentidos" e dedicaram estudos inteiros sobre o olho e a visão. Eles sabiam como aumentar as coisas com esferas de vidro cheias de água através das quais podiam observar objetos ampliados. Os antigos romanos, que conheciam os mecanismos de ampliação e sabiam fazer vidro, não sabiam como produzir lentes para auxílio visual.
1200
Em Veneza, eles sabiam que o cristal de rocha, quando moldado em formas fortemente convexas, ajudava na visão durante a leitura, e essas "lapides ad legendum", ou seja, "pedras para leitura", são reconhecidas no Capítulo que governava a Guilda dos "Artesãos de Cristal": usados como lentes de aumento e simplesmente colocados sobre o próprio objeto.
Além disso, esses artesãos também faziam discos de cristal que eram chamados de "roidi da boticelis", ou seja, tampões de vidro que eram usados para fechar potes contendo pomadas preciosas. O estudioso Luigi Zecchin deduziu que, ao aproximar os olhos de um dos discos, todos os objetos se tornavam claramente visíveis. De qualquer forma, em 1284 os "roidi da ogli", "vidro redondo para os olhos", estão presentes na lista de itens de rotina da produção.
É nesta fase em Veneza que podemos dizer que a invenção dos óculos ocorre, ou seja, quando as lentes são devidamente montadas e colocadas diante dos olhos: a história da fabricação de lentes de vidro leva à história dos óculos.
1300
Em 1301, os Giustizieri Vecchi, os superintendentes das Artes Venezianas, concederam permissão a todos os artesãos para fazer "Vitreos to oculis ad legendum" (lentes de vidro para leitura), desde que as vendessem como vidro e não como cristal para evitar fraudes.
Quando a pasta de vidro transparente e incolor foi descoberta, as lentes tornaram-se acessíveis, portanto, o comércio de óculos pôde ultrapassar as fronteiras da lagoa veneziana pela primeira vez. De acordo com esses documentos registrados, pode-se pensar que em 1300 a arte de fazer óculos era uma prática comum.
Em seguida, os primeiros óculos foram feitos com lentes redondas biconvexas, para melhorar a visão para longe. Eles consistiam em duas lentes; cada um montado com um aro de metal ou de couro forjado, rebitados juntos na extremidade de cada alça. Eram segurados diante dos olhos com as mãos, para facilitar a leitura, mas ainda não havia como usá-los com segurança e firmeza.
Siga lendo em LUXOTTICA
Ilustração - Primeiros óculos em uma pintura por Conrad von Soest. (Este trabalho está em domínio público em seu país de origem e em outros países e áreas onde o termo de direitos autorais é a vida do autor mais 100 anos ou menos.)

Nenhum comentário: