18 setembro, 2022

Deepfakes

Uma tecnologia que torna possível dizer ou fazer algo que uma pessoa nunca disse ou fez pode parecer complicada, porém é exequível. É necessária apenas uma filmagem ou uma gravação de voz para começar a criar uma realidade alternativa.
Esse tipo de conteúdo manipulado, criado com a ajuda da tecnologia de Inteligência Artificial (IA), é chamado de conteúdo sintético ou, como é mais mais conhecido, de deepfake.
O que são deepfakes?
Deepfake é um termo que descreve arquivos de áudio e vídeo criados com o uso de Inteligência Artificial, um "aprendizado de máquina", para ser mais exato.
Muitos tipos de deepfakes são possíveis. Trocas de rosto, em que o rosto de uma pessoa é substituído pelo de outra. Sincronização labial, quando a boca de uma pessoa falando pode ser ajustada a uma faixa de áudio diferente da original. Clonagem de voz, em que uma voz é "copiada" para dizer outras coisas.
Rostos e corpos totalmente sintéticos também podem ser gerados, por exemplo, como avatares digitais. Com a tecnologia deepfake, mesmo pessoas mortas podem ser trazidas de volta à vida, como fez o Museu Dali, na Flórida, com o pintor Salvador Dali.



"Quando você é um gênio, você não tem o direito de morrer, pois somos necessários ao progresso da humanidade." (SD)

Nenhum comentário: