17 setembro, 2022

O fogo-fátuo

Acreditava-se que o fogo-fátuo (ignis fatuus), também conhecido no folclore brasileiro como Boitatá ou M'boitatá, seriam fantasmas ou espíritos malignos vistos à noite sobre pântanos e cemitérios, na forma de uma luz bruxuleante com contornos de uma grande serpente.
De acordo com lendas de vários cantos da Terra, os fogos-fátuos seriam criaturas sobrenaturais que procuram enganar os viajantes, direcionando-os para alguma armadilha.
Os seres humanos têm uma grande tendência para mistificar coisas que não entendem, e estes casos apoiam essa afirmação como nenhum outro. Como acontece com muitas lendas que se resumem a um fenômeno natural até então inexplicável, os fogos-fátuos também podem ser explicadas pela ciência. 


O que eles são realmente?
São fenômenos que consistem na combustão de certas matérias (principalmente fosfina, difosfano e metano) que sobem de substâncias animais ou vegetais putrefatas, e formam pequenas chamas que são vistas flutuando pelo ar a uma curta distância da superfície terrestre, sendo causadas pela exposição desses gases inflamáveis ao oxigênio do ar.
Em locais onde muita matéria orgânica é processada, como pântanos e cemitérios, esses gases estão presentes em altas concentrações e podem causar incêndios flutuantes e luzes bruxuleantes que desaparecem ao serem consumidos (queimados). 
Mistério resolvido.

https://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=16906

Os grifos são nossos.

Nenhum comentário: