21 setembro, 2022

In saecula saeculorum

Há uma palavra etrusca, saeculum, que descreve o período de tempo vivido pela pessoa mais velha presente, às vezes calculado em cerca de cem anos. Em um sentido mais amplo, a palavra significa a extensão de tempo durante a qual algo permanece na memória viva. Todo evento tem seu saeculum e depois seu pôr do sol quando a última pessoa que lutou na Guerra Civil Espanhola se foi. Para nós, as árvores pareciam oferecer outro tipo de saeculum, uma escala de tempo mais longa e uma continuidade mais profunda, protegendo nossa efemeridade da mesma forma que uma árvore pode oferecer abrigo literal sob seus galhos.
Reflexão da escritora Rebecca Solnit (depois de visitar com um amigo seis majestosos eucaliptos – lendas locais vivas com raízes profundas na história global).

De acordo com o livro Guinness de recordes, a árvore mais velha alguma vez documentada foi a "Prometeu", no pico Wheeler, Nevada, nos EUA. A árvore teria cerca de 5.200 anos quando foi acidentalmente cortada. Donal Rusk Currey é o professor de geologia norte-americano que acabou por ficar na história por ter sido responsável pelo abate dessa árvore, em 1964.
No Pinus longaeva em causa foi possível contar 4.867 anéis. Considerando-se que o local onde se encontrava pode ter condicionado o crescimento da árvore, os especialistas calcularam uma idade aproximada de 5.200 anos na data em que foi cortada, um recorde que consta do Guinness Book e que até hoje ainda não foi quebrado.
Atualmente, o recorde para a árvore mais velha ainda viva também pertence à mesma espécie de pinheiro. Chama-se "Matusalém" (foto), encontra-se nas Montanhas Brancas, na Califórnia e estima-se que já tenha atingido os 4.854 anos.
Controvérsias
https://www.tricurioso.com/2019/05/16/qual-e-a-arvore-mais-antiga-do-planeta/

Nenhum comentário: