09 setembro, 2022

O quadrado SATOR

É um quadrado contendo um palíndromo latino com as palavras SATOR AREPO TENET OPERA ROTAS. Escritas no quadrado, estas palavras podem ser lidas: de cima para baixo e de baixo para cima no sentido contrário; da esquerda para a direita e da direita para a esquerda no sentido contrário. Observar que este quadrado de palavras é também um caso especial de acróstico.

Em vez de um quadrado mágico matemático, Sator é uma espécie de ancestral das palavras cruzadas. Sua reaparição se deu nas ruínas de Herculano, uma cidade que foi enterrada pelas cinzas do Monte Vesúvio, em 79 D.C.
O quadrado Sator também forma uma frase, embora seu significado seja obscuro. As traduções possíveis da frase são: "O semeador Arepo segura as rodas com esforço" ou "O semeador Arepo conduz com a mão (trabalha) o arado (rodas)" e "O Grande Semeador tem em suas mãos todas as obras" ou "Todas as obras que o Grande Semeador tem em suas mãos". Já a palavra Arepo é enigmática, não aparecendo em nenhum outro lugar da literatura latina. A maioria dos que estudaram o quadrado Sator concorda que é um nome próprio, seja uma adaptação de uma palavra não latina ou, muito provavelmente, um nome inventado especificamente para esta frase.
Em Roma, este quadrado foi inscrito em uma variedade de objetos comuns do dia a dia, como utensílios e recipientes para bebidas. Também era colocado acima das portas por que muitos acreditavam que tivesse propriedades mágicas para afastar os maus espíritos. Carregado pelas legiões romanas, ele  tornou-se uma figura presente em todo o Império Romano. Também foi encontrado no Egito, datado do quarto ou quinto século, onde foi escrito em papiros ou pergaminhos e utilizado como amuleto. Mais tarde, no século IX, reapareceu em pinturas rupestres descobertas na Capadócia.
http://www.taliscope.com/Sator_en.html

Nenhum comentário: