12 setembro, 2022

O telefone da cerca

Na virada do século 20, as associações de cooperativas rurais encontraram uma maneira de instalar redes telefônicas sem erguer postes: elas simplesmente conectavam seus fios às cercas de pasto existentes.
"Quinze ou vinte fazendeiros em Clay Township, no condado de Cass, estão desfrutando dos privilégios do serviço telefônico de primeira classe sem o aborrecimento de um cobrador mensal empurrando uma conta de aluguel debaixo de seus narizes", relatou o Washington Post em 1903. "Suas casas são conectadas por um sistema de fios, e a novidade do plano reside no fato de que as cercas de arame farpado são utilizadas como um meio de transporte de fofocas da vizinhança. Não se sabe exatamente quem concebeu a idéia de que esses fios de arame, que por anos serviram a um único propósito, pudessem cumprir uma função dupla".
Maude Smith Galloway e seu marido chegaram ao Texas em 1906. "Conversávamos com alguns vizinhos próximos por um telefone preso a uma cerca de arame farpado quando viemos para Llano", disse ela, "e agora temos o sistema de discagem e podemos conversar para qualquer um dos distritos rurais do país".


O historiador David B. Sicilia escreveu: 
"O arame farpado inesperadamente tornou-se parte da rede telefônica do país. O que mantinha as plantações e os animais separados ajudava então a unir as pessoas".
(Alan Krell, The Devil's Rope , 2002.) via FC

Um comentário:

Paulo Gurgel disse...

Leitura complementar:
https://www.atlasobscura.com/articles/barbed-wire-telephone-lines-homesteaders-prairie-america-history