12 março, 2020

O ciclo do Caos

O Caos era um deus - um ser divino - ou simplesmente um estado de nada? Ou o Caos, como usaria a palavra hoje, era uma espécie de bagunça terrível, como o quarto de um adolescente ainda pior?
Pense no Caos talvez como uma espécie de grande bocejo cósmico.
Como num abismo de bocejo ou num vazio de bocejo.
Se o Caos trouxe vida e substância do nada ou se o Caos bocejou ou sonhou, ou a conjurou de outra maneira, não sei. Eu não estava lá. Você também, não. E, no entanto, de certa forma, estávamos, porque todos os pedaços que nos fazem estavam lá. É suficiente dizer que os gregos pensaram que era o Caos que, com uma enorme sacudida, ou com um grande encolher de ombros, ou soluço, vômito ou tosse, iniciou a longa cadeia de criação que terminou com pelicanos, penicilinas, cogumelos e sapos, leões-marinhos, focas, leões, seres humanos e narcisos e assassinato e arte e amor e confusão e morte e loucura e biscoitos.


Qualquer que seja a verdade, a ciência hoje concorda que tudo está destinado a retornar ao Caos. Chama isso de entropia inevitável do destino: parte do grande ciclo do Caos à ordem e de volta ao Caos. Suas calças começaram como átomos caóticos que, de alguma forma, se fundiram em matéria que se ordenou ao longo de eras em uma substância viva que, lentamente, evoluiu para uma planta de algodão que foi tecida no material bonito que embainha suas adoráveis pernas. Com o tempo, você abandonará suas calças - agora não, espero - e elas apodrecerão em um aterro ou serão queimadas. Em ambos os casos, sua matéria será libertada para se tornar parte da atmosfera do planeta. E quando o sol explodir e levar todas as partículas deste mundo, incluindo os ingredientes de suas calças, todos os átomos constituintes retornarão ao caos frio. E o que é verdade para as suas calças é verdade para você.
Então o Caos que começou tudo, também é o Caos que terminará tudo.

Stephen Fry, na abertura de "Mythos" - sua narrativa gloriosamente imaginativa e subversivamente engraçada dos mitos gregos clássicos.

Vídeos: La cosmovisión de la teoría del caos, pt.1/2 e pt. 2/2

Nenhum comentário: