18 março, 2020

Plymouth, Montserrat

Plymouth é uma cidade fantasma na ilha de Montserrat, um território ultramarino do Reino Unido localizado nas Pequenas Antilhas.
Construída em depósitos históricos de lava perto do então inativo vulcão Soufrière Hills, a cidade foi evacuada em 1995, quando o vulcão entrou em erupção.
Os residentes foram autorizados a voltar alguns meses depois. Mas, em 1997, outra erupção maciça produziu ondas piroclásticas que mataram 19 pessoas e chegaram perto do aeroporto da cidade, no lado leste da ilha.
Queimada e enterrada em lava (foto), Plymouth foi definitivamente abandonada. E o governo da ilha de Montserrat foi transferido para o norte, para a cidade de Brades, embora Plymouth continue sendo a capital de jure.
É a única cidade fantasma que serve como capital de um território político.


Fontes:
Wikipedia
30 Ghost Towns Around The World, Bored Panda

Na lei e no governo, "de jure" descreve as práticas que são legalmente reconhecidos, independentemente se a prática existe na realidade. Em contraste, "de facto" ("de fato") descreve situações que existem na realidade, mesmo que não sejam legalmente reconhecidas. Os termos são frequentemente usados ​​para contrastar diferentes cenários.

Nenhum comentário: