30 março, 2020

A "Trégua do Lobo"

Uma história sobre soldados russos e alemães unindo armas para caçar lobos furiosos foi apenas isso: uma história.
Em abril de 2019, os autores do videogame "Tannenberg", um jogo de tiro ambientado na I Guerra Mundial e descrevendo eventos em torno da Batalha de Tannenberg (1914), introduziram um evento no jogo chamado "Wolf Truce" - basicamente um modo do jogo em que o jogador luta contra lobos.
Os desenvolvedores do jogo basearam o modo em um evento aparentemente real, supostamente relatado pelo "The New York Times", em 29 de julho de 1917.
Um recorte de jornal relatando o evento naquela época foi fornecido:
"No decurso da campanha do inverno passado, os lobos acumularam-se em um número tão grande, no setor de Kovno-Wilna-Minsk, que se tornaram uma verdadeira praga para as forças de combate russas e alemãs. Tão insolentes eram esses animais, em seus ataques a grupos de soldados, que se tornaram uma ameaça séria até mesmo para os homens que combatiam nas trincheiras.
Veneno, fogo de espingarda, granadas de mão e até metralhadoras foram utilizados sucessivamente na tentativa de erradicar o incômodo. Mas tudo em vão. Os lobos - em nenhum lugar tão grandes e poderosos como na Rússia - estavam desesperados com a fome e ignoravam o perigo. Bandos novos apareceriam no lugar daqueles que eram mortos pelas tropas russas e alemãs.
Como último recurso, os dois adversários, com o consentimento de seus comandantes, entraram em negociações para um armistício e uniram forças para superar a praga do lobo. Por um curto período, houve paz. E a tarefa de vencer o inimigo comum foi empreendida. Os lobos foram progressivamente cercados, várias centenas deles foram mortos e os restantes fugiram em todas as direções. É relatado que os soldados não foram mais molestados."
Essa "informação" chegou aos jornais da época e, posteriormente, até a algumas publicações históricas. No entanto, poucas pessoas verificaram as fontes do "The New York Times". A primeira foi o jornal "Bridgeport Evening Farmer", em 15 de fevereiro de 1917. "Hopkinsville Kentuckian" também publicou a "notícia" (usando quase as mesmas palavras), em 22 de fevereiro, seguida pelo "Daily Empire", do Alasca, em 16 de março.
Não há registros oficiais sobre a "Trégua do Lobo".


RUSSIA BEYOND

Nenhum comentário: