10 março, 2020

Origem do termo "meganha"

Matéria enviada por Jaime Nogueira:

👮 Em diversas partes do Brasil, meganha é um sinônimo informal (em geral com conotação depreciativa) para um policial. Originalmente, meganha designava especificamente os antigos "soldados de polícia", membros das guardas provinciais na época do Brasil Império, que ganhavam a metade dos soldos dos militares do Exército, de posição hierárquica equivalente – daí o nome de "meia-ganhas", que evoluiu para "meganha".
Com a extinção das antigas "forças públicas" e dos "soldados de polícia" e a criação da Polícia Militar nos Estados, o termo meganha teve seu sentido expandido até abranger todo e qualquer policial ou guarda (militar, civil, guarda municipal, agente de trânsito etc.).
Em São Paulo, é difundida a tese de que a palavra viria de "me ganha", do verbo “ganhar” – como numa frase supostamente dita por um delinquente: "me ganha" (no sentido de "me pega" (se conseguir).
No entanto, a palavra é muito anterior a esse sentido novo de “ganhar”, e muito mais espalhada geograficamente; "meganha", aplicada aos membros das antigas forças públicas, remonta aos tempos da Guerra do Paraguai (1864 a 1870), em que se permitiu aos membros dessas forças provinciais lutarem junto aos militares.
Ademais dos registros históricos que comprovam o uso de "meia ganha", já dois séculos atrás, nota-se, por fim, que o substantivo "meganha", com a pronúncia hoje observada no Brasil (em que o "e" tem som próprio, de "e", e não de "i") não poderia vir da expressão "me ganha", que obrigatoriamente teria entrado na língua informal dos brasileiras com a pronúncia "miganha", em consonância com a pronúncia geral do pronome "me" átono.

Extraído de: dicionarioegramatica.com.br

Nenhum comentário: