21 março, 2020

A desigualdade de riqueza entre os caracóis

A economia dos caracóis - especificamente, o que se poderia chamar de "a economia do jogo de conchas" - fornece alguns dados e reflexões em um novo estudo.

"A Comparison of Wealth Inequality in Humans and Non-Humans" (Uma comparação da desigualdade de riqueza em humanos e não humanos), Ivan D. Chase , Raphael Douady e Dianna K. Padilla, Physica A: Statistical Mechanics and its Applications, 2019, 122962.

Os autores, da Stony Brook University, explicam :
"A desigualdade na distribuição de recursos materiais (riqueza) ocorre amplamente entre grupos humanos…. Apresentamos aqui a primeira descrição da desigualdade de recursos materiais em uma população animal: a distribuição de conchas gastrópodes (caracóis) habitadas pelo ermitão Pagurus longicarpus. Descobrimos que a distribuição dessas conchas entre os caranguejos se assemelha fortemente à forma característica de distribuição de riqueza em grupos humanos. A quantidade de desigualdade nos caranguejos é maior do que a de alguns grupos humanos de pequena escala, porém menor do que a das nações."

http://doi.org/10.1016/j.physa.2019.122962
http://www.improbable.com/2019/10/02/wealth-inequality-among-snails/
vídeo: http://youtu.be/NFqy7cwATP8

O velho Acordo Caracu EUA-Brasil (em que o Tio Sam entrou com a cara e o Brasil, com a segunda parte).

Nenhum comentário: