19 março, 2020

A mulher que plantou milhões de árvores

Walt Whitman viu nas árvores o mais sábio dos professores e Hermann Hesse encontrou neles um alegre antídoto para a tristeza da nossa efemeridade. "A árvore que leva alguns a lágrimas de alegria é, aos olhos de outros, apenas uma coisa verde que se interpõe no caminho", escreveu William Blake. "Como um homem é, então ele vê a porra da árvore."
Muitos anéis de árvores depois de Blake, Whitman e Hesse, outro visionário se voltou para as árvores como um instrumento de desobediência civil, empoderamento e emancipação, promovendo a democracia, os direitos humanos e a justiça ambiental.
Nascida perto de uma figueira sagrada no planalto central do Quênia, vinte anos após o país se tornar uma colônia britânica, Wangari Maathai (1 de abril de 1940 a 25 de setembro de 2011) tornou-se a primeira mulher africana a ganhar o Prêmio Nobel da Paz, premiada por seu triunfo na promoção do "desenvolvimento social, econômico e cultural ecologicamente viável", fundando o Movimento Cinturão Verde responsável por plantar 30 milhões de árvores e capacitando as mulheres para participar de mudanças sociais - um ato de coragem e resistência pelas quais ela foi espancada e presa. várias vezes, mas que finalmente ajudaram a derrotar o presidente corrupto e autoritário do Quênia e abriram um novo caminho para a resiliência ecológica.
A autora de livros infantis franceses Franck Prévot e a ilustradora Aurélia Fronty contam sua notável história em Wangari Maathai: A mulher que plantou milhões de árvores - uma adição adorável às biografias mais inspiradoras de heróis culturais.

Extraído de: The woman who planted millions of trees, por Maria Popova. In: Brain Pickings

Nenhum comentário: