22 janeiro, 2020

NÃO É

difícil de acreditar, mas, desde 1427 (589 anos atrás), as mesmas famílias de Florença, na Itália, ocupam os postos de mais ricas da cidade. São quase seis séculos, o equivalente a 18 gerações.

FLORENÇA, ITÁLIA (FOTO: FICKR @ADAM SMOK)
A constatação é fruto da pesquisa de dois economistas italianos, Guglielmo Barone e Sauro Mocetti, que compararam as declarações de impostos das famílias de 1427 com aquelas de mesmo sobrenome em 2011.
O estudo se aproveitou do fato das declarações de renda, desde 1427, terem sido digitalizadas e disponibilizadas online. Embora admitam a fragilidade em estabelecer essa relação de riqueza baseada exclusivamente na perpetuação do mesmo sobrenome, os economistas destacam que os nomes de famílias italianas são muito regionais e costumam ser passados de geração para geração.
O que mais impressionou os pesquisadores, na conclusão, é a forma como os herdeiros foram capazes de manter as fortunas por tantos anos e perpetuar o status de mais ricos da região por quase seis séculos. O dinheiro passou de geração em geração sem que tivessem grandes perdas no patrimônio.
O estudo traz novas evidências de como os ricos têm conseguido ao longo da história se manter ricos. Na Inglaterra, (*) pesquisadores já haviam demonstrado como o status das famílias inglesas vem perdurando há mais de oito séculos ou 28 gerações.

Notícia publicada em 31/05/2016 em ÉPOCA NEGÓCIOS ONLINE. Nesta transcrição só o título é meu.

Nenhum comentário: