09 janeiro, 2020

Ímãs líquidos

Embora os ímãs possam assumir todos os tipos de formas, geralmente são sólidos. Mas pela primeira vez, os cientistas criaram um líquido permanentemente magnético.
E eles fizeram isso por acidente.
A descoberta, feita no Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, na Universidade da Califórnia, permite que os cientistas manipulem a matéria magnética. Thomas Russell, um eminente professor de ciência e engenharia de polímeros da Universidade de Massachusetts Amherst, disse à LiveScience que os cientistas poderiam "fazer ímãs que sejam líquidos e que pudessem se adaptar a diferentes formas - e as formas são realmente você que decide."
Tudo começou quando a equipe de pesquisa estava examinando óxidos de ferro, que são compostos químicos feitos de ferro e oxigênio. Os pesquisadores haviam criado minúsculas gotículas de água, óleo e óxidos de ferro (imagem). Então, depois de separar as gotículas, eles colocaram-nas perto de uma bobina magnética, que as magnetizou.


Por si só, isso não é notável: ímãs flexíveis, conhecidos como ferromagnetos, podem existir na forma líquida quando estão próximos a objetos magnéticos. Mas o que aconteceu em seguida surpreendeu os cientistas: as gotículas permanecem magnetizadas.
"Para mim, isso representa uma espécie de novo estado de materiais magnéticos", diz Russell à LiveScience. Para fazer esses materiais, o próximo passo é determinar exatamente como essas partículas são capazes de manter seus campos magnéticos.

Fonte: LiveScience

Relacionadas:
A inversão dos polos magnéticos da Terra
ASSISTA: massa de borracha come um ímã
Riscos do campo magnético
O ímã mais forte do mundo

Nenhum comentário: