16 janeiro, 2020

A colorização das imagens em preto-e-branco

A luz é uma onda eletromagnética cujo comprimento de onda se inclui num determinado intervalo dentro do qual o olho humano é a ela sensível. Trata-se, de outro modo, de uma radiação eletromagnética que se situa entre a radiação infravermelha e a radiação ultravioleta. As três grandezas físicas básicas da luz são herdadas das grandezas de toda e qualquer onda eletromagnética: intensidade, frequência e polarização. No caso específico da luz, a intensidade se identifica com o brilho e a frequência com a cor.
Só podemos ver uma pequena fração da luz, a que está no chamado espectro visível. Na retina humana são as células cones que captam a luz refletida pelos objetos. Temos três diferentes tipos de cones sensíveis a comprimentos de onda da luz: longos, médios e curtos. Que correspondem, aproximadamente, a vermelho, verde e azul no espectro visível.
Estas são as cores primárias da luz. Todas as outras são uma combinação destas três cores. E esta combinação é o princípio orientador da colorização de imagens em preto-e-branco.


Este retrato, que foi tomado em 1911, é um dos primeiros exemplos de fotografia colorida. Na verdade são três fotos em preto-e-branco compostas em conjunto. O químico e fotógrafo russo Prokudin-Gorsky tirou três fotos - todas idênticas - deste homem Alim Khan, usando filtros para cores específicas de luz. Um permitindo a passagem da cor vermelha, outro permitia a cor verde e outro permitia a cor azul. Ao combinar os três negativos resultou nisso.
Sergey Mikhaylovich Prokudin-Gorsky foi um químico e fotógrafo russo. Ele é mais conhecido por seu trabalho pioneiro em fotografia colorida e seu esforço para documentar a Rússia do início do século XX. Usando uma câmara escura fornecida pelo czar Nicolau II, Prokudin-Gorsky viajou o Império Russo de 1909 a 1915 usando sua fotografia colorida de três imagens para registrar seus muitos aspectos.
O método de fotografia colorida usado por Prokudin-Gorsky foi sugerido, pela primeira vez, por James Clerk Maxwell em 1855 e demonstrado em 1861, mas bons resultados não foram possíveis com os materiais fotográficos disponíveis na época. Imitando o modo como um olho humano normal percebe a cor, o espectro visível de cores foi dividido em três canais de informação, capturando-o na forma de três fotografias em preto-e-branco: uma por um filtro vermelho, outra por um filtro verde e ainda outra através de um filtro azul. As três fotografias resultantes poderiam ser projetadas através de filtros das mesmas cores e sobrepostas exatamente em uma tela, sintetizando a faixa original de cores aditivamente.
https://en.wikipedia.org/wiki/Sergey_Prokudin-Gorsky

A Rússia em cores um século atrás

Nenhum comentário: