03 janeiro, 2020

Uma breve história do paraquedas

A história do paraquedas remonta à China antiga, por volta do ano 1300, quando os acrobatas saltavam de grandes muralhas segurando imensos guarda-chuvas. É verdade que Leonardo da Vinci, já no século 15, ao projetar esse tipo de equipamento, deu uma forma mais aproximada à que hoje conhecemos, mas patenteado mesmo ele só foi em 1783, por Louis-Sébastien Lenormand.
Lenormand chegou a dar vários saltos (gravura), mas foi outro francês, André-Jacques Garnerin, que ficou creditado como o primeiro paraquedista do mundo. Garnerin, alguns anos mais tarde, em 1797, fez a primeira descida de paraquedas de uma alta altitude (a partir de um balão).
No Brasil, o paraquedismo chegou em 1931 pelas mãos de Charles Astor, que formaria os primeiros paraquedistas brasileiros em seu aeroclube em São Paulo.

Paraprosdokians
São figuras de linguagem em que a última parte de uma sentença ou frase é surpreendente ou inesperada e frequentemente bem-humorada. Winston Churchill as amava.
Você não precisa do paraquedas para saltar de um avião. Você só precisa do paraquedas quando pretende saltar duas vezes.

Alfaiate Voador
Em 1912, Franz Reichelt estava convencido de que poderia desenvolver um traje que se transformasse em um paraquedas para aviadores. Conhecido como o Alfaiate Voador (inclusive pela profissão), o francês nascido na Áustria perdeu a vida, em 4 de fevereiro de 1912, ao saltar de uma das plataformas da Torre Eiffel usando seu modelo. Ele deveria utilizar-se de um boneco para o salto, porém, no último minuto, decidiu testar a invenção em si mesmo. Infelizmente para Reichelt e para seu legado, a crença de que este ia funcionar acabou se revelando uma ilusão (wishful thinking).

Slideshows
1 - EM QUEDA LIVRE 
2 - PARAQUEDAS PARA AVIÃO

Nenhum comentário: