21 novembro, 2019

Uma calculadora dos anos 60

A "cowcalculator" (algo a ser traduzido como "vacalculadora) foi uma invenção curiosa da qual você não pode encontrar muita informação na internet e que consiste em uma espécie de computador analógico primitivo para calcular coisas sobre as vacas leiteiras.
Esta engenhoca provavelmente foi muito útil em seus dias para os fazendeiros do sul dos Estados Unidos, que é onde ela parece ter sido vendida. Sua operação era tão peculiar e rara quanto se pode imaginar para uma máquina daquela época. Um tipo de computador que só servia para uma coisa e que, sem dúvida, tinha muitas limitações.
Para começar, a "vacalculadora" era uma máquina analógica eletrônica, no tamanho pasta. Nos mostradores, os dados eram marcados manualmente como o preço da forragem, o ritmo de alimentação, a porcentagem de nutrientes na comida etc. Tudo dentro de um alcance limitado e sem a possibilidade de alterar as "fórmulas".
Talvez o mais interessante seja que alguns dos cálculos e estatísticas não pudessem ser feitos pela "vacalculadora". Eles eram enviados em papel pelos correios para o departamento da empresa fabricante que, após analisá-los, retornava as respostas pelos correios. Não é que fosse um método muito rápido, mas lembre-se de que ela tinha o charme de ser "uma máquina do futuro".

Fonte: Microsiervos

Nenhum comentário: