20 novembro, 2019

O ato de sentar-se expansivamente

crédito da imagem

Há pessoas que costumam se sentar de forma expansiva em transportes públicos. Em geral, homens.
A respeito dessa prática de sentar-se com as pernas afastadas, cobrindo assim mais de um assento, é que se criou na língua inglesa o neologismo "manspreading".
Alguns praticantes do manspreading argumentam que "é fisicamente doloroso para os homens fecharem as pernas". Apontando para a necessidade de os homens abrirem as pernas a fim de acomodarem adequadamente os testículos.
Não concordando com essa argumentação, a Empresa Municipal de Transporte de Madri realizou em 2017 uma campanha para incentivar a postura respeitosa. Ao lado, o símbolo que ela usou na campanha.
Fotografado no metrô de NY ocupando dois lugares, o ator Tom Hanks foi muito criticado por isso. Ele respondeu em um programa de entrevistas:
"Ei, Internet, sua idiota! O trem estava meio vazio! Eu estava espalhado - havia muito espaço!"
Quem procede assim não está agindo sob o estímulo de alguma "conspiração patriarcal" para diminuir o que cabe às mulheres. Tanya Vacharkulksemsuk, pesquisadora de pós-doutorado da UC Berkeley, publicou um estudo em que conclui que espalhar pernas e braços torna os homens mais sexualmente atraentes.
O uso do termo manspreading já foi criticado como "uma caricatura do feminismo", e à sua prática tem sido justapostos exemplos de mulheres que ocupam espaço excessivo em espaços públicos. Eu não conto o número de vezes que eu já vi mulheres fazendo isso nos transportes públicos - com suas bolsas!

Shebagging: mulher no metrô de Londres, ocupando o assento adjacente:(
crédito da imagem

Nenhum comentário: