30 novembro, 2019

Sem o conceito de tempo

Uma pequena cidade norueguesa quer acabar com o conceito de tempo
Vista da vila de Sommarøy, WIKI
O Sol se eleva no horizonte pela manhã e depois, algum tempo depois, se põe. Construímos nossas vidas e nossas sociedades em torno dessa periodicidade, com dias divididos em horas, minutos e segundos, e conseguimos gerenciar a conta graças aos relógios. Mas, em alguns lugares da Terra, o Sol só sai uma vez por ano e se põe uma vez por ano. Então, como seu conceito de dia está tão distante do resto do mundo, uma pequena cidade do Ártico começou a se perguntar: o que aconteceria se abandonássemos completamente o conceito de tempo?
Essa é a idéia do norueguês Kjell Ove Hveding, que mora ao norte do Círculo Ártico, (*) em uma cidade chamada Sommarøy. A idéia parece estar tomando forma e foi disseminada pela agência estatal de notícias da Noruega e outros grandes jornais do país. Em junho, Hveding encontrou-se com um membro local do parlamento para transmitir um estranho pedido: livrar-se do conceito de tempo na cidade. O objetivo de tudo isso, ao que parece, é fazer de Sommarøy um lugar onde as pessoas possam fazer o que quiserem, quando quiserem.
A proposta não entra em muitos detalhes e, para sermos honestos, ainda não sabemos  realmente o quanto é séria. Mas foi em parte relacionada com a discussão sobre a utilidade do horário de verão , que a União Européia derrubou este ano. Essas discussões não são importantes para as pessoas de Sommarøy, uma vez que o Sol só se põe por lá uma vez por ano. Sem o tempo, as lojas estariam abertas quando o comerciante quisesse. Obviamente, este tipo de estilo de vida não é para todos, mas Sommarøy tem apenas 321 habitantes desde 2017.
Isso me fez pensar: os humanos poderiam se livrar dos relógios? A resposta, em suma, é não. Vivemos em uma sociedade que precisa ser dividida em horas e minutos. Livrar-se dos relógios pode fazer tudo parecer mais flexível para quem quer viver fora dessas regras, mas, em última análise, o trabalho, a educação e o transporte precisam do tempo para funcionar adequadamente. Quando falamos com Hveding, ele estava prestes a pegar um voo, algo que provavelmente não seria possível sem relógios.

Extraído de: Esta pequeña ciudad noruega quiere acabar con el concepto de tiempo, por Ryan F. Mandelbaum, GIZMODO

N. do E. -  O Círculo Ártico atravessa Noruega, Suécia, Finlândia, Rússia, Alasca (EUA), Canadá, Groenlândia (Dinamarca) e Islândia. Devido ao clima frio rigoroso apenas 4 milhões de pessoas no mundo vivem ao norte do Círculo Ártico.

Assunto relacionado: A TV Lenta da Noruega

Nenhum comentário: