12 novembro, 2019

Sol Negro

por Antonio Gasparetto Junior
Mestrado em História (UFJF, 2013)


Quando os nazistas assumiram o poder na Alemanha, liderados por Adolf Hitler, levaram ao Estado não apenas a visão radical da política, mas também perfis artísticos e culturais que ainda são objetos de pesquisas. Para além de todo o militarismo que caracterizava o governo alemão da década de 1930, havia uma série de símbolos que marcavam profundamente a ideologia do nazismo.

 Dentre eles, destacou-se o uso da suástica, o símbolo máximo de identificação da Alemanha de Adolf Hitler. No entanto, existiam outros. Um deles era o chamado Sol Negro. A imagem, basicamente em cor preta, estampava um sol central expelindo doze raios. Observando-se mais atentamente, vê-se que este símbolo era composto de três suásticas, aumentando a identificação com o nazismo.

Amparado por ideias esotéricas e ocultistas, o misticismo nazista espalhou símbolos pelos locais que considerava mais representativos da cultura ariana. Um desses era o castelo Wewelsburg, perto da cidade de Paderborn, que recebeu vários ornamentos nazistas.

No andar de mármore do castelo foi implantado um mosaico com um disco dourado no centro, representando o Sol Negro. Este termo, contudo, somente se tornou popular após o término da II Guerra Mundial, especialmente porque, devido à luminosidade do local, o símbolo parece adquirir a cor preta.

O Sol Negro é utilizado atualmente por correntes do neopaganismo, que atribuem significados distintos ao símbolo, como também por integrantes de grupos neonazistas.

Fontes
http://noitesinistra.blogspot.com.br/2012/11/o-sol-negro.html#.UW1L-8qyK3M
http://www.witchstore.com.br/1511259-C17-Sol-Negro
http://books.google.com.br/books?hl=pt-PT&lr=&id=UV6Yl5D0kdEC&oi=fnd&pg=PA10&dq=Sol+Negro+nazismo&ots=ksGYhCXzdD&sig=jgHYWAW0RtF5qmfkY0u4mHl7STA#v=onepage&q=Sol%20Negro%20nazismo&f=false

(excertos da matéria enviada por Jaime Nogueira)

Nenhum comentário: