01 novembro, 2019

Museu para crescimento ilimitado

Como uma galeria de arte pode acomodar uma coleção crescente?
Em 1931, Le Corbusier propôs um musée à croissance illimitée (museu para crescimento ilimitado) que cresceria como uma concha de caracol, enrolando-se em uma espiral retangular conforme seu crescimento fosse necessário.
Ele apresentou a idéia como um museu para Philippeville no norte da África, em 1939, um projeto de urbanismo para Saint-Dié, em 1945, e em um projeto de competição para reconstruir o centro de Berlim, em 1958, mas que nunca foram realizados.
- Ulrich Conrads e Hans G. Sperlich, A Arquitetura da Fantasia, 1962
Via Futility Closet

Segundo a página da Fundação Le Corbusier, a totalidade é disposta de acordo com a seção áurea (*) e permite um número ilimitado de combinações harmoniosas. O princípio fundamental deste museu é que ele é construído sobre colunas, a entrada ao nível do solo está no centro do complexo de edifícios onde se encontra o salão principal, uma verdadeira sala de honra, destinada a abrigar as várias obras-primas.

Foto: Lucien Hervé

(*) Vídeo PROPORÇÃO ÁUREA: ferramenta ou mito?
"Mais do que esclarecedor, é um vídeo libertador."

Novembro
Derivado da palavra latina novem, que significa nove. Seu nome não mudou, mesmo depois que janeiro e fevereiro foram adicionados ao calendário. Novembro está associado ao Dia de Finados, ao dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, às grandes liquidações chamadas Black Friday e ao início da temporada de festas de Natal.

Nenhum comentário: