10 novembro, 2019

Índios violonistas

Paulo Gurgel Carlos da Silva
Índios Tabajaras
Muçaperê (Tianguá - CE) e Erundi (1918, Crato - CE) eram índios da tribo Tabajara. Em 1933, esses dois irmãos cearenses migraram a pé para o Rio de Janeiro. E, numa caminhada que durou três anos, a dupla entrou em contato com violeiros e cantadores das regiões pelas quais passaram. No Rio de Janeiro, onde a seguir fixaram residência, eles se registraram com os nomes de Antenor e Natalício, respectivamente. Mantiveram, porém, o nome de "Índios Tabajaras" para suas apresentações e gravações de discos.
O repertório da dupla ia do gênero popular (apresentado em trajes indígenas) ao erudito (apresentado com smokings). Os "Índios Tabajaras" residiram por alguns anos nos Estados Unidos, onde alcançaram grande sucesso, e fizeram excursões musicais em diversos países da América Latina, da Europa e Japão.
Ouvidos pelo violonista espanhol Andrés Segovia (1893 - 1987), receberam do pai do violão erudito moderno o seguinte elogio:
"Os Índios Tabajaras tocam vertiginosamente com dedos ligeiros e obedientes."
https://blogdopg.blogspot.com/2009/05/indios-tabajaras.html
https://blogdopg.blogspot.com/2009/07/pela-blogosfera-33.html

Cacique Robson Miguel
Robson Neves Miguel, nascido em 28/8/1959, em Vitória, ES. Violonista, compositor e arranjador.
Entre os seus discos, destacam-se "Dos Manos y una Guitarra", "Sueño azul" e "Robson Miguel en vivo, Córdoba-España", lançados na Espanha, e "Cores do Brasil", lançado na Alemanha..
Maestro Cacique Robson Miguel (falando):
"Uma vez, eu encontrei uma índia a quem perguntei:
– Qual o seu nome?
– We-e-e-na.
– Como?
– We-e-e-na.
– Qual é mesmo o seu nome?
– We-e-e-na.
– Mas por que você está cantando We-e-e-na? Mi, Si, Mi, Mi.
– Eu sou da etnia Tikuna que fica na fronteira do Brasil com a Colômbia e o Peru. Nossa língua está sendo estudada porque somos os únicos índios na América com uma língua tonal. Meu pai é Boatecu, minha irmã é Jueena, e eu sou Weena.
– Que interessante! Uma índia que eu tenho de cantar para dizer o nome: We-e-e-na.
Então, começou um grande amor e agora estamos casados há oito anos."
(transcrito do vídeo "Escuta Só: Ouvido Absoluto", 18:26–19:17)
https://blogdopg.blogspot.com/2014/12/escuta-so-ouvido-absoluto.html
https://blogdopg.blogspot.com/2015/04/hino-nacional-brasileiro-em-guarani.html

Fernando Batista
A viola foi um instrumento utilizado para a catequização dos indígenas pela Companhia de Jesus, em 1549. O som da viola, segundo alguns autores, despertava entre os silvícolas uma espécie de encantamento, facilitando a conversão ao cristianismo. Em 1929, em Paris, Heitor Villa-Lobos apresentou a primeira execução pública de seu poema sinfônico "Amazonas", após 59 anos do grande sucesso na Europa da ópera "O Guarani", de Antônio Carlos Gomes. Em seus espetáculos, os dois grandes músicos procuravam representar o universo indígena brasileiro para as plateias europeias.
Na Comunidade Indígena Amarelão, no Rio Grande do Norte, o Projeto Musical Irmã Therezinha Galles iniciava, desde 2004, crianças e adolescentes no estudo de flauta e violão. Foi nesse projeto que o jovem potiguara Fernando Batista conheceu a musicalidade, não da viola catequista mas da música erudita, com que se tornou um violonista da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
http://www.funai.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/3288-comunidade-amarelao-tem-um-violonista-erudito

Vídeos
"Hora Staccato" - de Grigoras Dinicu [https://youtu.be/XwgVdsixnYI]
"Czardas" - de Victorio Monti [https://youtu.be/V9HIWGklegI]
"La Catedral" - de Agustín Barrios [https://youtu.be/h4djFzNF5_Q]

Nenhum comentário: