06 novembro, 2019

Britânicos invadiram nove em cada dez países

A análise das histórias de 192 países do mundo encontrou apenas 22 que nunca sofreram uma invasão dos ingleses. Esta análise está contida em um livro, "All the countries we've ever invaded: and the few we never got round to" ("Todos os países que nós já invadimos: e os poucos que nós nunca conseguimos").
Stuart Laycock, o autor, trabalhou ao redor do mundo, pesquisando a história dos países para estabelecer se, a qualquer momento, eles experimentaram uma incursão da Grã-Bretanha. Apenas uma proporção comparativamente pequena do total da lista de Estados invadidos de Laycock constituía uma parte oficial do império britânico.
O restante foi incluído porque se descobriu que os britânicos exerceram algum tipo de presença militar no território - ainda que transitório - seja por força, ameaça de força, negociação ou pagamento.
Incursões de piratas britânicos, corsários ou exploradores armados também foram incluídas, desde que operadas com a aprovação de seu governo.
"Outros países poderiam escrever livros semelhantes - mas eles seriam muito mais curtos. Não acho que nenhum poderia igualar a isso, embora os americanos tenham começado mais tarde e estivessem trabalhando duro no século XX", diz Laycock. "A única outra nação que alcançou algo que se aproxima do total britânico foi a França - que também detém o infeliz registro de ter sido a que mais sofreu invasões britânicas."


Os países nunca invadidos pelos ingleses:
Andorra, Belarus, Bolívia, Burundi, República Centro-Africana, Chade, República do Congo, Guatemala, Costa do Marfim, Quirguistão, Liechtenstein, Luxemburgo, Mali, Ilhas Marshall, Mônaco, Mongólia, Paraguai, São Tomé e Príncipe, Suécia, Tajiquistão, Uzbequistão e Cidade do Vaticano.

Nenhum comentário: