23 outubro, 2019

Rei Vajiralongkorn, o novo monarca da Tailândia

Deu em The Guardian:
A vida do rei Maha Vajiralongkorn, que foi finalmente coroado na Tailândia, dois anos depois de ascender ao trono, é definida tanto pelo privilégio quanto pela excentricidade.
Raramente visto fazendo aparições públicas ou discursos, e conhecido por passar a maior parte do tempo vivendo na Alemanha, onde possui uma mansão de US $ 13 milhões em Munique, Vajiralongkorn ainda tem que inspirar a mesma lealdade devota e estatura de seu pai, o rei Bhumibol, que morreu em 2016 após sete décadas no trono.
"O rei Vajiralongkorn tem um estilo muito diferente de seu pai", disse o Dr. Patrick Jory, professor sênior de história do sudeste asiático na Universidade de Queensland. "Ele atingiu a maioridade quando a primazia da monarquia foi restaurada na política tailandesa. Ao contrário de seu pai, ele passou a maior parte de sua vida no exército e está acostumado a dar ordens e fazê-las obedecer, mas carece do carisma de seu pai".
Vajiralongkorn – cujo nome significa "adornado com jóias ou raios" – também ficou conhecido por sua vida pessoal colorida, de acordo com sua mãe, que, em uma viagem aos EUA em 1982, descreveu-o como "um pouco D. Juan". Ele foi casado quatro vezes, com múltiplos divórcios acrimoniosos, e tem sete filhos por três mães diferentes.
A última esposa de Vajiralongkorn, com quem ele se casou recentemente para garantir seu título de Rainha, mas está romanticamente ligada desde 2014, é uma ex-comissária da Thai Airways que ele promoveu a vice-comandante de sua unidade de guarda-costas e depois a general, em 2016.
Vajiralongkorn também é conhecido por seu amor por cães – ele nomeou seu poodle de estimação Foo Foo como chefe de polícia. O poodle acompanhava seu dono a eventos formais vestido com uniformes em miniatura. Quando Foo Foo morreu em 2016, ele recebeu um funeral de quatro dias com ritos budistas completos.
Mas enquanto imagens da vida de Vajiralongkorn na Alemanha são frequentemente espalhadas pelas páginas de jornais estrangeiros, as rígidas leis que impedem a crítica à monarquia na Tailândia as têm mantido longe da mídia tailandesa, com jornalistas que tocaram detalhadamente na vida de Vajiralongkorn sendo presos, encarceradosou exilados.
Via

Nenhum comentário: