11 outubro, 2019

O ingrediente oculto do talento

Sim, nos foi dito que, se trabalharmos duro, estudarmos e aprendermos o máximo de conhecimentos e habilidades que pudéssemos, e aplicarmos tudo isso em nossas vidas diárias, no trabalho, na escola e em outros aspectos da vida, então atingiríamos nossas metas e nos tornaríamos bem sucedidos.
Bem, nem sempre é esse o caso.
O propalado "Se você acredita, seu sonho se tornará realidade" é uma versão muito simplificada da realidade. A versão mais precisa é que, se você acredita e trabalha duro, estuda e faz tudo o que pode, então você pode ter uma probabilidade melhor de alcançar seus sonhos.
Mas não é garantia.
Os pesquisadores A. Pluchino, A.E. Biondo e A. Rapisarda, em seu recente artigo "Talent vs Luck: the role of randomness in success and failure" (Talento x Sorte: o papel da aleatoriedade no sucesso e fracasso) dizem que "o paradigma meritocrático dominante das culturas ocidentais altamente competitivas está enraizado na crença de que o sucesso deve-se principalmente, se não exclusivamente, a qualidades pessoais como talento, inteligência, habilidades, inteligência, esforços, intencionalidade, trabalho árduo ou tomada de riscos".
Não sorte.
O trabalho é acadêmico e inclui 23 páginas de análise e modelos. Mas, como um resumo de alto nível, dizem os autores, "é bastante comum subestimar a importância de forças externas em histórias de sucesso individuais".
Isso é sorte.
Como evidência, eles destacam que "a inteligência (ou, mais em geral, talento e qualidades pessoais) exibe uma distribuição Gaussiana entre a população, enquanto a distribuição de riqueza - frequentemente considerada um indicador do sucesso - segue tipicamente uma lei de poder (lei de Pareto), com uma grande maioria de pessoas pobres e um número muito pequeno de bilionários. Tal discrepância entre uma distribuição normal de entradas, com uma escala típica (o talento médio ou a inteligência) e uma distribuição invariante de escala de saídas, sugere que algum ingrediente oculto esteja trabalhando nos bastidores".

Leia mais sobre isso neste artigo de Greg McKenna, em The Business Insider.

Nenhum comentário: