13 outubro, 2019

"Essa gente", o novo romance de Chico Buarque

O romance "Essa gente" é o novo livro do artista depois de ganhar o Prêmio Camões. Segundo anúncio feito na última quinta-feira (10), pela Companhia das Letras, a obra será lançada no dia 14 de novembro.
"Essa gente", retrata o Brasil de hoje e esbarra em traços da biografia de Chico, através da história de um escritor que está em decadência emocional e criativa e enfrenta problemas na hora de criar uma nova narrativa, vendo seus relacionamentos desabarem, ao mesmo tempo em que o Rio de Janeiro também desaba.
O nome do personagem é Manuel Duarte, sobrenome que lembra foneticamente o Buarque, de Chico.

Leia também a resenha de "Essa gente", por Sergio Rodrigues.

Obra literária
Em 1966, Chico publica em O Estado de S.Paulo o conto "Ulisses", incorporado depois no primeiro livro chamado "A banda" que trazia os manuscritos das primeiras canções. Em 1974, sai a novela pecuária "Fazenda Modelo". Em 1979, é editado "Chapeuzinho amarelo" e, em 1981, "A bordo do Rui Barbosa", poema da década de 60 ilustrado por Vallandro Keating. A partir do início dos anos 1990, Chico tem alternado a produção musical com a literária: "Estorvo" (1991), "Benjamim" (1995), "Budapeste" (2003), "Leite derramado" (2009), "O irmão alemão" (2014) e agora "Essa gente" (2019). Em 1965, Chico musicou o poema "Morte e Vida Severina", de João Cabral de Melo Neto. Desde então, sua presença no teatro brasileiro tem sido constante. Escreveu quatro peças: "Roda Viva", "Calabar" (com Ruy Guerra), "Gota d'água" (com Paulo Pontes) e "Ópera do Malandro".

Nenhum comentário: