17 outubro, 2019

Sobre o dente-de-leão

Ler 1.º: A física secreta das sementes do dente-de-leão [imagem]

O poeta e artista inglês William Blake não era fã do reducionismo de Isaac Newton. A verdadeira descoberta e, portanto, o conhecimento, insistia Blake em seu poema "Augúrios da inocência", era para ser encontrado no cotidiano, onde um mundo poderia ser visto em um grão de areia e um céu em uma flor selvagem.
Hoje, sabemos de estados exóticos de matéria que podem retardar a grande velocidade da luz para uma mera corrida. E astrônomos identificaram mais de 3.800 planetas em mais de 2.800 sistemas estelares distantes: uma incrível taxa de descoberta, já que a primeira detecção confirmada de um planeta orbitando outra estrela similar ao Sol foi tão recente quanto 1995.
Nada disso deveria nos cegar para o fato de que - como Blake sugeriu - algumas das descobertas mais surpreendentes vêm do mundo do familiar. Ninguém visitou um exoplaneta, mas a maioria das pessoas sabe como é um dente-de-leão. Esta flor (Taraxacum officinale) é encontrada em todo o mundo. E, como muitas crianças descobrem para seu deleite, quando um dente-de-leão põe sementes, a flor (na verdade, centenas de pequenas florzinhas) se transforma em uma massa de sementes. E cada semente permanece suspensa de um talo semelhante a um paraquedas - facilmente transportada por uma lufada de ar.
[https://www.nature.com/articles/d41586-018-07032-6]

O dente-de-leão está por todas as partes em pastagens, prados e em terrenos baldios, e é tão abundante que os agricultores consideram-na uma planta daninha e problemática. Embora suas flores sejam mais visíveis nos meses iniciais do verão, ela pode ser encontrada em floração e, consequentemente, também dispersando suas sementes quase o ano todo.
O dente-de-leão ocupa um lugar importante entre as plantas produtoras de mel, pois fornece quantidades consideráveis ​​de pólen e néctar no início da primavera, quando a colheita das abelhas nas árvores frutíferas está quase no fim.
Pequenas aves gostam muito das sementes do dente-de-leão e os porcos devoram toda a planta avidamente. As cabras comê-lo-ão, mas as ovelhas e o gado não se importam, embora se diga que ele aumenta o leite das vacas quando ingerido por elas. Cavalos se recusam a tocar nesta planta, não apreciando seu suco amargo. É um alimento valioso para os coelhos.
As folhas secas de dente-de-leão também são usadas como ingrediente em muitas bebidas digestivas ou dietéticas e cervejas de ervas. Dandelion Beer é uma bebida fermentada rústica comum no Canadá. Em Berkshire e Worcestershire, as flores são usadas na preparação de uma bebida conhecida como Dandelion Wine. As raízes torradas são largamente usadas para produzir o café Dente de Leão, sendo primeiramente limpas a fundo, depois secas com calor artificial e levemente assadas até ficarem com o tom de café, quando são moídas e ficam prontas para o uso.
[https://botanical.com/botanical/mgmh/d/dandel08.html]

OK, vamos pegar um dos aspectos mais prementes, o seu nome "Dandelion". É uma corrupção em inglês do nome francês para esta planta: "dent de lion", que significa "dente de leão", uma referência às serrilhas parecidas com dentes nas folhas da planta. Também era conhecido como dente de leão em outras línguas europeias baseadas no latim, de modo que a corrupção inglesa pode ter evoluído separadamente várias vezes.
Seu nome científico é Taraxacum officinale, como foi dito . Acredita-se que o nome do gênero "Taraxacum" tenha sido derivado de uma palavra persa para a planta: "tarashaquq". Foi reconhecido e usado por farmacêuticos persas por volta de 900 d.C. (obrigado, Wikipedia). O nome da espécie, "officinale", deriva do latim " officina", que é escritório, armazém ou farmácia. Atribui-se ao Dandelion múltiplas propriedades medicinais.
Espécies exóticas invasoras têm uma grande vantagem sobre as espécies nativas, sejam elas vegetais ou animais, principalmente porque as espécies invasoras ou introduzidas geralmente chegam em uma nova terra sem seus predadores, pragas ou doenças a reboque.
A guerra contra os dentes-de-leão é uma guerra que não se pode vencer. Estas plantas estão aqui para ficar. Através do desenvolvimento de práticas de cuidado ambientalmente saudáveis, podemos limitar as populações de Dandelions, que são agora parte de nossa paisagem. E lembre-se, é apenas uma plantinha, não é a segunda vinda de Satanás. Respire fundo, relaxe e aproveite mais o seu gramado. A vida é muito curta para ficar transtornado por uma pequena planta.
[http://www.naturenorth.com/summer/dandelion/Dandelion2.html]

Dente-de-leão, portanto, é o nome vulgar de várias espécies pertencentes ao gênero botânico Taraxacum, das quais a mais disseminada é a Taraxacum officinale. É uma planta medicinal herbácea conhecida no Brasil também pelos nomes populares: papai-careca, amor-de-homem, vovô-careca, amargosa, alface-de-cão ou salada-de-toupeira.
Em Portugal, também é conhecido por quartilho, taráxaco ou amor-dos-homens. E as crianças conhecem a planta pela designação "o-teu-pai-é-careca?" como resultado de um jogo infantil que supostamente mostraria se o pai de outra criança, a quem se faz a pergunta, seria careca ou não, depois de soprar os frutos desta planta que, ao serem levados pelo vento, deixam uma base semelhante a uma cabeça careca. Ou, ainda, por "avô-careca", outro nome também  associado também à brincadeira infantil.
[https://pt.wikipedia.org/wiki/Taraxacum]

Uma semente dessa planta foi parar dentro do ouvido de uma garotinha chinesa. Os pais da menina a levaram ao hospital, depois de notar que ela tinha queixas relacionadas ao ouvido, e os médicos ficaram espantados ao encontrar um dente-de-leão em processo de germinação no canal auditivo da criança.
[https://www.megacurioso.com.br/bizarro/40707-voce-nao-vai-acreditar-nas-esquisitices-que-ja-foram-encontradas-em-ouvidos.htm]

Nenhum comentário: