04 outubro, 2019

A guerra das correntes

A história da guerra entre as duas tecnologias básicas de transmissão da corrente elétrica é bem conhecida: Edison contratou Tesla quando ele veio para os EUA, e traiu-o miseravelmente não pagando o prometido. E Tesla foi montar seus próprios negócios.
A chave para todas essas invenções do começo do século 20 era a energia elétrica e, por conseguinte, sua distribuição. Tesla era a favor da corrente alternada (AC); Edison, da contínua (DC).
Como dizem no filme The Current War (lançamento em 4 de outubro nos EUA):
"Hoje em dia o impossível é possível e quem dominar a corrente elétrica vai dominar o futuro."
Apoiado por JP Morgan, Edison ofusca o mundo ao iluminar Manhattan. Mas a Westinghouse, auxiliada por Nikola Tesla, viu falhas fatais no projeto de Edison.
Tesla ganhou a guerra, pelo menos moralmente, e em nossas casas utilizamos a corrente AC. Mas acabou morrendo arruinado e meio esquecido, enquanto tentava fazer o bem e mudar o mundo.
O trailer do filme nos permite vislumbrar o chiaroscuro dste personagem tão multifacetado, um empreendedor autêntico que, além de inventar tecnologias, dominou a arte e a técnica da publicidade. Criando expectativas e dando um show quando necessário.

(Se é um fato histórico não se pode aplicar o conceito de spoiler.)

Fonte: www.microsiervos.com

Nenhum comentário: