03 junho, 2019

Por que celebrar a bicicleta?

A bicicleta é um meio de transporte sustentável, simples, acessível, confiável, limpo e ecologicamente correto. Sua sinergia com o usuário promove a criatividade e o engajamento social e dá a este uma consciência imediata do ambiente local. A bicicleta transmite uma mensagem positiva para o consumo e a produção sustentáveis ​​e tem um impacto positivo sobre o clima.
Em abril de 2018, a Assembléia Geral das Nações Unidas declarou o dia 3 de junho como o Dia Mundial da Bicicleta.
Apesar de informar a data corretamente sobre o Dia Mundial da Bicicleta, em sua página sobre o assunto, a Wikipédia mantém a ilustração (ao lado) em que a data é o dia 19 de abril.
Vários sites no Brasil também divulgam esta segunda data, relacionando-a com a dietilamida do ácido lisérgico, o LSD.  Foi em 19 de abril, há 76 anos que o químico suíço Alberto Hofmann, após ingerir a droga intencionalmente, saiu a passear em sua bicicleta para experimentar os seus efeitos.
Como era de se imaginar, as consequências foram dramáticas. Assustado com as alterações intensas da percepção, Hofmann pediu que seu assistente o levasse para casa. As restrições por causa da Segunda Guerra Mundial impediam o uso do carro, então eles tiveram que ir de bicicleta. No trajeto, o pesquisador lutava contra sentimentos de ansiedade e euforia, chegando a acreditar que estava ficando louco. Ao chegar em casa, se jogou no sofá e chamou o médico da família.
Tudo na sala girava, e os objetos e móveis assumiram formas grotescas e ameaçadoras. Eles estavam em constante movimento, como se estivessem tomados por uma inquietação interna. A vizinha do lado não era mais Mrs. R., mas uma bruxa malévola, que usava uma máscara colorida.
Após examinar Hofmann, o médico afirmou que todos os sinais vitais estavam normais, a não ser pelos olhos extremamente dilatados. Então, Hofmann dormiu – acordou várias horas depois, com "uma sensação de renovação e bem-estar". AH - Aventuras na História
Vídeo

O vídeo mistura dois incidentes. A exposição acidental que Hoffman teve ao LSD foi leve. Sentiu-se tonto, sentou-se e, três horas depois, sentiu-se novamente normal. Foi 3 dias mais tarde, quando ele tomou uma dose experimental de 250 microgramas (cerca de 3 blotters modernos) que ele levou sua bicicleta para casa e teve a assustadora viagem vista neste vídeo.

Nenhum comentário: