19 junho, 2019

Evolucionismo cristão

Das centenas de denominações cristãs, frequentemente em conflito, a maior é o catolicismo, seguido pela ortodoxia. Ambas declararam seu apoio à Evolução e denunciaram o Criacionismo. O papa Bento XVI definiu a Evolução como uma "realidade enriquecedora" e a proposta criacionista como "absurda". E dois papas anteriores (João Paulo II e Pio XII) aconselharam os cristãos a considerar a Evolução como "mais que uma hipótese" (é uma teoria) e que aceitá-la não significava nenhum desafio à fé em Cristo.
Os primeiros defensores da teoria evolutiva foram todos cristãos (inclusive Darwin) e muitos de seus atuais defensores são cristãos. Por exemplo, o microbiologista Dr. Ken Miller (que testemunhou contra o projeto inteligente em Kitzmiller contra Dover) é católico. Outro abertamente divulgador da Evolução, Dr. Robert T. Bakker, (que tem doutorados de Harvard e Yale) não somente é um dos paleontólogos mais conhecidos do mundo e sacerdote pentecostal crente na Bíblia, mas que interpreta o Gênesis literalmente. Em seu livro "Ossos, Bíblias e Criação", ele diz que considerar a Bíblia como se fosse uma história comum é degradar seu significado eterno. Um dos primeiros geneticistas, Theodosius Dobzhansky, era um cristão ortodoxo que muitas vezes professou sua crença de que a vida foi criada por Deus mas que nada em Biologia tem sentido, salvo à luz da Evolução.
Todos esses homens concordam que se há realmente um Deus, e se esse Deus é um deus cristão que criou o mundo, a Evolução estaria em sua maior parte correta e o Criacionismo, equivocado.
De todas as nações cristãs desenvolvidas somente os EUA têm um número significativo de criacionistas, e estes estão em minoria inclusive lá! Qualquer outro país predominantemente cristão tende a considerar o Criacionismo como um inacreditável  (senão demente) movimento radical, que é um fenômeno quase exclusivamente estadunidense e que não é levado a sério em nenhum outro lugar.
Ao redor do mundo, a maioria dos "evolucionistas" são cristãos, e a maioria dos cristãos são "evolucionistas". Portanto, a Evolução não é sinônimo de ateísmo, e o Criacionismo tampouco é sinônimo de cristianismo. A maioria dos criacionistas nem sequer são cristãos!
Há mais criacionistas muçulmanos e hindus do que cristãos. Sem importar a religião que professem, os criacionistas constituem a fração dos crentes religiosos que, baseados na fé cega a uma autoridade religiosa, aceitam como verdadeiras suas fábulas preferidas e rejeitam os métodos e as conclusões da Ciência.

Vídeo:
https://youtu.be/KnJX68ELbAY
Uma das principais falsidades do movimento criacionista: a ideia de que aceitar a evolução equivale a declarar-se ateu, ou de que alguém precisa ser criacionista para ser cristão.

Cartoon:

Pensamento:
Existem dois tipos de pessoas neste mundo. Pessoas que acreditam na evolução e pessoas que não evoluíram. ~ Jonco Stl

A evolução da religião: 1, 2 e 3

Um comentário:

Edinilson Silva disse...

Ótimo texto. Bastante pertinente para os tempos atuais no Brasil.