20 junho, 2019

O Índice de Dor das Picadas (de Schmidt)

Você pode ter sido picado por uma abelha melífera no passado e suas recordações provavelmente não são muito boas. No entanto, você já se perguntou como essa picada é em comparação com as ferroadas de outros insetos? A Ark in Space tem uma boa lista das picadas que compõem o Schmidt Sting Pain Index.

O Índice foi criado por um cara que teve a paciência de experimentar centenas de picadas em si mesmo para que pudesse descrever as características de cada experiência dolorosa. Então, qual inseto tem a mais desagradável picada?
Acredite nele ou vá descobrir por si mesmo!
O Índice de Dor das Picadas de Schmidt (Schmidt Sting Pain Index) é uma escala de dor que classifica a dor relativa das picadas de diferentes himenópteros. É principalmente o resultado dos trabalhos de Justin O. Schmidt (nascido em 1947), um entomologista do Centro de Pesquisas Carl Hayden Bee, no Arizona. Schmidt publicou uma série de artigos sobre o assunto, e afirma ter sido picado por representantes da maioria dos Hymenoptera.
O índice começa em 0 para picadas que são completamente ineficazes contra humanos, progridem por 2, uma dor familiar como a da picada da abelha comum ou da vespa, e termina em 4 para as picadas mais dolorosas. Synoeca septentrionalis, juntamente com outras vespas do gênero Synoeca, formigas-bala e falcões de tarântula foram as espécies a atingir esse ranking.

A conferir:
A Escala de Picância das Pimentas (de Scoville)

Nenhum comentário: