22 junho, 2019

A retratação de Galileu

Em 1633 (22 de junho), sob ameaça de tortura pela Inquisição Romana, Galileu foi forçado a "abjurar, amaldiçoar e detestar" suas visões heliocêntricas copernicanas. (*)
A retratação ocorreu no Grande Salão do antigo mosteiro de Santa Maria sopra Minerva, então a sede da Ordem Dominicana. Este é o lugar onde Galileu supostamente disse "E pur si muove" (No entanto, ela se move). Durante muito tempo, acreditava-se que essas palavras seriam uma invenção muito posterior, mas provavelmente datam de 1643 [apud Pat's Blog].

Galileu ante o Santo Ofício, pintura de Joseph-Nicolas (século 19). 
Museu de Luxemburgo

Galileu nunca foi oficialmente preso, exceto pelas poucas horas entre o julgamento e a sentença. Em 1992, o Vaticano declarou oficialmente que Galileu havia sido vítima de um erro.

(*) A oposição religiosa ao heliocentrismo surgiu de referências bíblicas como o Salmo 93: 1, 96:10 e Crônicas 16:30, que incluem texto afirmando que "o mundo está firmemente estabelecido, não pode ser movido". Da mesma maneira, o Salmo 104: 5 diz: "o Senhor colocou a terra sobre os alicerces; ela nunca pode ser movida". Além disso, Eclesiastes 1: 5 afirma que "E o sol nasce e se põe e volta ao seu lugar".

Nenhum comentário: