07 junho, 2019

O salto-alto

Sapatos de salto alto (frequentemente abreviado como "salto-alto" ou apenas "salto") é como se designa o calçado que deixa o calcanhar do usuário significativamente mais elevado do que os dedos. Quando tanto o calcanhar quanto os dedos dos pés são levantados igualmente, como em um sapato plataforma, não é considerado um "salto alto". Saltos-altos tendem a dar a ilusão de pernas mais longas e mais finas.
A autora Elizabeth Semmelhack, do Bata Shoe Museum (Museu dos Sapatos), em Toronto, Canadá, declarou que os primeiros sapatos de salto alto foram criados para cavaleiros persas, com o intuito de garantir uma melhor posição dos pés nos estribos, assim permitindo que eles atirassem suas flechas de forma vantajosa. Foi no fim do século XVI que a cultura persa disseminou-se pela Europa, fazendo com que os saltos fossem vistos como sinais de virilidade. No século posterior, esses calçados eram bastante populares entre os membros das classes mais privilegiadas, como o rei francês Luís XIV. Contudo, em 1740, os sapatos de salto alto passaram a ser vistos como "ridículos" e os homens deixaram de usá-los.
Atualmente, embora os saltos-altos sejam quase exclusivamente usados por mulheres, existem alguns tipos desses sapatos que são usados por ambos os gêneros, como as botas. WIKI

"Podes calçar sapatos de salto alto: sempre serás o que és". Este provérbio foi citado por Goethe, em seu drama Fausto. Sapato alto significa a vaidade, o orgulho, o autoelogio, o parecer mais do que se é, o querer ser mais do que os outros, o achar que pode olhar os outros por cima, com soberba e prepotência.

Ressaltando
http://blogdopg.blogspot.com/2010/10/olha-o-nivel-2.html
http://blogdopg.blogspot.com/2012/10/a-maior-colecao-de-sapatos-do-mundo.html
http://blogdopg.blogspot.com/2014/05/cirurgias-nos-pes-para-usar-sapatos-da.html
http://blogdopg.blogspot.com/2014/08/aula-de-anatomia-quase-patologica.html

Nenhum comentário: