30 junho, 2019

O Bulldog de Darwin

Em 1857, Charles Darwin, então com 48 anos, ainda não tinha publicado sua teoria da evolução. Em 5 de setembro, ele enviou uma carta a Asa Gray, um botânico de Harvard, discutindo sua teoria. O encorajamento que se seguiu de Gray e outros, e o novo conhecimento de que Alfred Wallace desenvolveu independentemente a mesma teoria, levou Darwin a encerrar vinte anos de indecisão e publicar suas idéias.

O mais famoso debate sobre a evolução ocorreu no Museu da Universidade de Oxford, em 30 de junho de 1860, sete meses após a publicação de "A Origem das Espécies", de Charles Darwin. Participaram do evento vários proeminentes cientistas e filósofos britânicos, inclusive Thomas Henry Huxley, o bispo Samuel Wilberforce, Benjamin Brodie, Joseph Dalton Hooker e Robert FitzRoy.
O debate é hoje melhor lembrado por uma troca de farpas que aconteceu. Wilberforce supostamente perguntou a Huxley se era através de seu avô ou de sua avó que ele descendia de um macaco. Huxley teria respondido que não ficaria envergonhado de ter um macaco como seu antepassado, mas que ele se envergonhava de conhecer um homem que usava seus grandes talentos para obscurecer a verdade.


Wilberforce tinha o histórico de ser contra a Teoria da Evolução desde uma reunião prévia na Oxford, em 1847, quando atacou a teoria. Para a tarefa mais desafiadora de se opor à "Origem das Espécies", e a implicação de que o homem descende de macacos, ele havia sido assiduamente treinado por Richard Owen. No dia em que Wilberforce repetiu alguns dos seus argumentos (de um artigo dele escrito, mas ainda não publicado), em seguida, aventurou-se em terreno escorregadio. Sua famosa brincadeira com Huxley (sobre se Huxley era descendente de um macaco por parte de avô ou de avó) provavelmente não foi planejada, e certamente imprudente. A resposta de Huxley (as palavras exatas não são certas) foi amplamente recontada em panfletos e peças apócrifas. Que Huxley e Wilberforce continuaram em termos corteses depois do debate (e capazes de trabalhar juntos em vários projetos) diz algo sobre os dois homens, enquanto Huxley e Owen nunca se reconciliaram. WIKI

Nenhum comentário: