06 maio, 2019

Relógios de 24 horas

A imagem ao lado é do curioso relógio que se encontra na contra-fachada da Catedral Santa Maria del Fiore, conhecida mundialmente como o Duomo de Florença. Trata-se de um relógio feito por Lorenzo di Benvenuto della Volpaia , com quatro bustos de profetas (ou, segundo alguns historiadores, dos 4 evangelistas), afrescados por Paolo Uccello, no ano de 1443.
Alguém já viu um relógio funcionar em sentido anti-horário? Pois é, o relógio de Florença, sim! O mais curioso é que ele funciona com a hora itálica, ou seja, a hora que era utilizada em Florença até meados do ano de 1700 e que foi alterado pelo atual sistema que conhecemos hoje, somente com a chegada de Napoleão na Península Itálica.
Extraído de O curioso relógio Duomo de Florença, de Cris de Oliveira. In: Notícias da Bota

N. do E.
O relógio do Duomo de Florença não só gira em sentido anti-horário como também é um relógio de 24 horas. Este pode ser o relógio mecânico mais antigo do mundo que atende as ambas condições. Além disso, é um relógio de um só ponteiro (que mostra apenas a hora).
Há outro relógio de 24 horas muito mais moderno, no Portão Shepherd do Observatório Real de Greenwich. Construído e instalado por Charles Shepherd, em 1852, este relógio move os ponteiros no sentido padrão, isto é, no sentido horário. [PGCS]

Ver também: O relógio reverso.

Nenhum comentário: