13 maio, 2019

"O Livro Vermelho" de Jung

Carl Gustav Jung (1875 - 1961) foi o famoso psiquiatra e psicoterapeuta suíço que fundou a Psicologia Analítica.
Jung propôs e desenvolveu os conceitos de personalidade extrovertida e introvertida, arquétipo, sincronicidade e inconsciente coletivo. Ele foi também aluno de Sigmund Freud, embora mais tarde divergisse das teorias do pai da Psicanálise. Foi nessa época que ele começou a trabalhar no que foi formalmente intitulado "Liber Novus" (Livro Novo), que ficou conhecido informalmente entre seus seguidores e herdeiros, e, eventualmente publicado, como "O Livro Vermelho".
O livro teve seu início no que parecia ser um colapso psicótico em Jung, a partir de 1913. O próprio Jung referiu-se ao período como um confronto com o seu próprio inconsciente. Ele trabalhou nisso por 16 anos, enquanto desenvolvia suas teorias psicológicas. O conteúdo do livro foi produzido usando uma técnica desenvolvida pelo próprio Jung, que ele chamou de "imaginação ativa", durante a qual ele era visitado por uma figura masculina e feminina, a quem ele mais tarde identificou como o profeta Elias e Salomé, que o guiou através do livro no processo de mergulho no inconsciente coletivo.
Os herdeiros de Jung impediram que "O Livro Vermelho" fosse acessado por quase oitenta anos, até 2001. Finalmente, foi publicado em 2009.

15 Weird and Mysterious Books, Business Pundit

Nenhum comentário: