01 maio, 2019

Dia da Mudança

Você odeia se mudar? Pense nisso: se você morasse em Nova Iorque, em qualquer momento desde a época colonial até a Segunda Guerra Mundial, então você realmente teria algumas queixas do 1.º de maio.
O 1.º de maio, aquele dia tão agradável da primavera, também já foi conhecido como "Moving Day" (Dia da Mudança), porque era o dia em que todos se mudavam. Sim, todos. No mesmo dia.
Como começou essa curiosa tradição?
Segundo a lenda, o "Moving Day" surgiu com os holandeses. Eles iniciaram sua primeira viagem a Manhattan no dia 1.º de maio (para "comprar" Manhattan dos nativos americanos com bugigangas) e, por conta disso, passaram a comemorar todos os anos a data da viagem, mudando-se de suas casas.E, assim, foram criando uma tradição que duraria vários séculos, enquanto Manhattan crescia. E como cresceu.
Antes do aparecimento de uma lei do inquilinato ou coisa parecida, generalizou-se entre os proprietários de imóveis o costume de usar o 1.º de fevereiro para notificar os inquilinos do aumento dos alugueis, dando-lhes três meses para mudar de habitação antes do reajuste, o qual entraria em vigor em... você adivinhou.
Naquele dia, carroças inundavam as ruas, transportando os pertences de cada inquilino de Nova Iorque, de um lado para outro e criando, claro, um gigantesco caos urbano.


Com a chegada do 1.º de maio, os carroceiros, que já desfrutavam de alguma popularidade, passavam a tê-la muito aumentada. Todo mundo chamava o seu de "Mr. Cartman".
Como você pode imaginar, com tanta concorrência por seus serviços, "Mr. Cartman" poderia praticamente definir o seu preço. Finalmente, a cidade começou a regular os preços para desencorajar os abusos. Por volta de 1890, uma lei estabeleceu o preço de US$ 2 por carroça de um cavalo dentro de duas milhas, com o acréscimo de 50 centavos por milha extra
Por estressante que o dia pudesse parecer, o "Moving Day" era também encarado como uma espécie de férias emocionantes; Crianças, muitas vezes, tinham o dia de folga nas escolas. E os solteiros eram a inveja de todos os homens porque suas poucas posses eram facilmente transportadas.

Extraído de: Why May 1st Was "Moving Day" For All of Manhattan, www.apartmenttherapy.com

Poderá também gostar de ver:
É o dia da mudança - Duas mudanças e uma vingança - Uma cidade muda o centro

Nenhum comentário: