18 maio, 2019

Pílulas do cometa (2)

18 de maio - Era a data prevista para a maior aproximação do Halley de nosso planeta (22 milhões de km) na aparição de 1910, e a Terra passaria por dentro da cauda do cometa. Após a descoberta, feita pela espectroscopia, de cianogênio (um gás tóxico) na cauda do Halley, o químico Camille Flammarion afirmou que, na passagem da Terra por essa região, o gás impregnaria a atmosfera e possivelmente eliminaria a vida do planeta. A divulgação de especulações sensacionalistas como essa fez com que muitas pessoas, em pânico, comprassem de charlatães, entre outras coisas, máscaras antigás, pílulas e guarda-chuvas contra o cometa.
Outros capitalistas empreendedores criaram esquemas mais nefastos. Fraudadores venderam "pílulas anticometa", com uma marca que prometia ser "um elixir para escapar da ira dos céus", enquanto um médico vudu no Haiti estaria vendendo as pílulas "O mais rápido que puder". Dois charlatães texanos foram presos por comercializar pílulas de açúcar para "a cura todos os cometas", mas a polícia os liberou quando os clientes exigiram sua liberdade. Máscaras de gás também voaram das prateleiras.
E houve produtos que usaram o cometa na propaganda, como o sabonete Pears que adotou o slogan "O sabonete Pears é visível dia e noite em todo o mundo".
Na realidade, o gás era tão rarefeito que nenhum efeito maléfico ocorreu na Terra em sua passagem pela cauda do cometa.
https://www.wired.com/2015/01/fantastically-wrong-halleys-comet/

"Velha, guarde este guarda-chuva. Quando o cometa olhar seu rosto, a terra estará salva."
http://www.wordcraft.net/comets2.html

Nenhum comentário: