23 maio, 2019

Uma fonte de esperanças e sonhos

A incrível história de como um livro - um livro em particular - se tornou uma tábua de salvação para as adolescentes da escola secreta que Helen montou no gueto de Varsóvia como um antídoto aos inúmeros assaltos contra a dignidade a que os nazistas submetiam esses jovens judias: a negação da educação básica. ~ Maria Popova, Brain Pickings

Querida amiga,
Você poderia imaginar um mundo sem acesso à leitura, ao aprendizado, aos livros?
Aos vinte e um anos, fui forçada a entrar no gueto da Segunda Guerra Mundial na Polônia, onde ser pego lendo qualquer coisa proibida pelos nazistas significava, na melhor das hipóteses, trabalho duro; na pior das hipóteses, morte.
Lá, eu conduzi uma escola clandestina oferecendo às crianças judias uma chance na educação essencial negada por seus captores. Mas logo cheguei a sentir que ensinar essas jovens almas sensíveis ao latim e à matemática estava enganando-as de algo muito mais essencial - o que elas precisavam não era de informação seca, mas de esperança, do tipo que é transportada para um mundo de sonhos.
Um dia, como se adivinhasse meus pensamentos, uma garota me implorou: "Por favor, poderia nos contar um livro, por favor?"
Eu tinha passado a noite anterior lendo "Gone with the Wind" (E o Vento Levou...) - um dos poucos livros contrabandeados que circulava entre pessoas de confiança, através de um canal subterrâneo, e com a palavra de honra para ler apenas à noite, em segredo. Ninguém tinha permissão para manter um livro por mais de uma noite - assim, se informado, o livro já teria mudado de mãos quando os inquisidores chegassem.
Eu tinha lido "Gone with the Wind" desde o anoitecer até o amanhecer e ainda iluminava o meu próprio mundo dos sonhos, quando convidei esses jovens sonhadores a se juntarem a mim. Quando lhes "contei" o livro, eles compartilharam os amores e provações de Rhett Butler e Scarlett O'Hara, de Ashley e Melanie Wilkes. Por aquela hora mágica, nós escapamos para um mundo não de assassinato, mas de boas maneiras e hospitalidade. Todos os rostos das crianças se animaram com nova vitalidade.
Uma batida na porta quebrou nosso mundo compartilhado de sonhos. Enquanto a classe silenciosamente saía, uma menina pálida de olhos verdes se virou para mim com um sorriso choroso: "Muito obrigado por essa jornada em outro mundo. Poderíamos, por favor, fazer isso de novo, em breve?". Eu prometi que iríamos, embora eu duvidasse que teríamos muito mais chances. Ela colocou os braços em volta de mim e eu sussurrei:
- Até mais, Scarlett.
- Acho que prefiro ser Melanie - respondeu ela -, embora Scarlett devesse ter sido muito mais bonita!
Quando os acontecimentos no gueto tomaram seu rumo, a maioria dos meus companheiros sonhadores foi vítima dos nazistas. Dos vinte e dois alunos da minha escola secreta, apenas quatro sobreviveram ao Holocausto.
A menina pálida de olhos verdes foi uma delas.
Muitos anos depois, finalmente consegui localizá-la e nos conhecemos em Nova York. Uma das maiores recompensas da minha vida continuará sendo a lembrança de nosso encontro, quando ela me apresentou ao marido como "a fonte de minhas esperanças e sonhos em tempos de total privação e desumanização".
Há momentos em que os sonhos nos sustentam mais que fatos. Ler um livro e render-se a uma história é manter nossa humanidade viva.
Atenciosamente,
Helen Fagin

Nenhum comentário: