01 novembro, 2018

Besso, um cientista amigo de Einstein

Michele Angelo Besso (Riesbach, 25 de maio de 1873 - Genebra, 15 de março de 1955) foi um engenheiro suíço/italiano.
Angelo Besso nasceu em Riesbach de uma família de ascendência judaica italiana (sefardita). Ele foi um amigo próximo de Albert Einstein durante seus anos no Instituto Politécnico Federal em Zurique  (hoje o ETH Zurique), e depois no escritório de patentes em Berna, onde Einstein o ajudou a conseguir um emprego. Besso é creditado com a introdução de Einstein para os trabalhos de Ernst Mach, o crítico cético da física que influenciou a abordagem de Einstein à disciplina. Einstein chamou Besso de "a melhor caixa de ressonância da Europa" para as idéias científicas.
No artigo original de Einstein sobre a Relatividade Especial, ele terminou o artigo afirmando:
"Concluindo, gostaria de dizer que, ao trabalhar com o problema aqui tratado, tive a leal assistência de meu amigo e colega M. Besso, e que estou em dívida com ele por várias sugestões valiosas."
Besso morreu em Genebra, aos 81 anos. Em uma carta de condolências à família Besso, Albert Einstein escreveu:
"Agora ele partiu para esse mundo estranho um pouco à minha frente. Isso não significa nada. Pessoas como nós, que acreditam na física, sabem que a distinção entre passado, presente e futuro é apenas uma ilusão teimosamente persistente." 
Einstein morreu trinta e três dias depois de seu amigo, em 18 de abril de 1955.

Web TV Culture: Einstein et Besso, deux génies au service de la science (vídeo 2;50)

Nenhum comentário: