05 novembro, 2018

Azul, a mais sinfônica das cores

Com o poético Pálido Ponto Azul [1] [2] [3] de Carl Sagan em mente, me vi ultimamente pensando na cor azul e na forma como o tom elementar do nosso planeta, a mais sinfônica das cores, aparece em toda a nossa literatura como algo maior do que um mero fenômeno cromático - um símbolo, um estado de ser, uma posição para as alturas mais líricas e transcendentes da imaginação.
Aqui está um ramalhete azul de alguns dos meus encontros favoritos com essa cor na literatura dos últimos dois séculos.
JOHANN WOLFGANG DE GOETHE (1810)
Em seu sexagésimo primeiro ano, Johann Wolfgang von Goethe (28 de agosto de 1749 - 22 de março de 1832), até então o intelecto reinante da Europa, publicou Theory of Colors [4] - seu esforço para descobrir a ligação psicológica entre a cor e a emoção. quase um século antes do alvorecer da psicologia como um campo formal de estudo, escrito um pouco antes de seu compatriota Abraham Gottlob Werner lançar sua nomenclatura científica seminal da cor, que Darwin mais tarde retomaria no Beagle .
"Adoramos contemplar o azul", escreveu Goethe, "não porque ele avança para nós, mas porque nos atrai". O tratado, composto como uma refutação de Newton, acabou por não ter validade científica. Mas seus aspectos conceituais fascinaram e inspiraram gerações de filósofos e cientistas que vão de Arthur Schopenhauer a Kurt Gödel.
Goethe escreve na seção dedicada ao azul:
Como o amarelo é sempre acompanhado de luz, pode-se dizer que o azul ainda traz consigo um princípio de escuridão.
Essa cor tem um efeito peculiar e quase indescritível no olho. Como tonalidade, é poderoso - mas está do lado negativo e, em sua mais alta pureza, é, por assim dizer, uma negação estimulante. Sua aparência, então, é uma espécie de contradição entre excitação e repouso.
Como o céu superior e as montanhas distantes parecem azuis, uma superfície azul parece se afastar de nós.
Mas, à medida que prontamente seguimos um objeto agradável que se distancia de nós, amamos contemplar o azul - não porque ele avança para nós, mas porque nos atrai.
O azul nos dá uma impressão de frio, e assim, novamente, nos lembra de sombra... As salas pintadas em azul puro parecem, em algum grau, maiores, mas ao mesmo tempo são vazias e frias.
A aparência de objetos vistos através de um vidro azul é sombria e melancólica.
Extraído de: Two Hundred Years of Blue, de Maria Popova, publicado em Brain Pickings.

Em seu "ramalhete azul", a escritora inclui Thoreau, Virgínia Woolf, Vladimir Nabokov, Rachel Carson, Toni Morrison e outros mestres da literatura.

N. do T. Os números com links de referências são nossos.

Nenhum comentário: