28 novembro, 2018

Viagem em volta do meu quarto

Em 1790, Xavier de Maistre escreveu sua "Voyage autour de ma chambre" ("Viagem em volta do meu quarto" ou "Viagem em torno do meu quarto", conforme a edição no Brasil), quando ele estava preso em Turim como conseqüência de um duelo.
Publicada na França em 1794, esta obra é uma paródia na tradição da narrativa das grandes viagens. É um relato autobiográfico de como um jovem funcionário, aprisionado em seu quarto por seis semanas, observa os móveis, gravuras, etc. como se fossem cenas de uma viagem em um terra estranha.
Ele elogia esta viagem porque não custa nada e, por isso, é fortemente recomendada aos pobres, aos enfermos e aos preguiçosos.
"Quando viajo por meu quarto", escreve ele, "raramente sigo uma linha reta: saio da mesa em direção a uma foto pendurada em um canto; de lá, me dirijo obliquamente para a porta; mas mesmo assim, quando ao começar é realmente minha intenção ir até lá, se por acaso eu encontrar minha poltrona a caminho, não penso duas vezes sobre isso e me sento nela sem mais delongas".
Continua:
"Ao lado da poltrona, ao ir para o norte minha cama aparece. Ela está colocado no final do meu quarto e fornece a perspectiva mais agradável. É muito agradavelmente situada, e os primeiros raios do sol brincam em minhas cortinas. Nos bons dias de verão eu os vejo rastejando, enquanto o sol nasce ao longo de toda a parede embranquecida.
Este trabalho é notável porque ele joga com a imaginação do leitor, ao longo de suas linhas  à la Laurence Sterne, a quem Xavier admirava. Xavier não acreditou muito em "Voyage...", mas seu irmão Joseph o publicou, e aqui estamos falando sobre isso 224 anos depois.

Nenhum comentário: