14 novembro, 2018

O Sistema Potrzebie

O escritor, cientista e programador Donald Knuth, aos 19 anos, publicou seu primeiro artigo "científico" em uma revista escolar em 1957, sob o título "O Sistema Potrzebie de Pesos e Medidas". Nele, Knuth definiu a unidade fundamental de comprimento do sistema como sendo a espessura da revista Mad n.º 26 (igual a 2.263348517438173216473 mm) e, para a unidade fundamental de força, ele nomeou a "whatmeworry".
Na edição n.º 33, de junho de 1557, a Mad Magazine republicou (na ilustração) este revolucionário artigo de Donald Knuth que tem o "potrzebie" na base do sistema.
Quando estudante da Milwaukee Lutheran High School, ele recebeu elogios acadêmicos, especialmente por causa das maneiras engenhosas que ele usava para resolver problemas. Por exemplo, na oitava série, ao participar de um concurso para encontrar o número de palavras que as letras de "Ziegler's Giant Bar" poderiam ser reorganizadas para criar outras palavras. Embora os juízes tivessem apenas 2.500 palavras em sua lista, Donald encontrou 4.500 delas, vencendo o concurso. Como prêmios, a escola recebeu um novo aparelho de televisão e barras de chocolate suficientes para todos os alunos da escola comerem.
 A calculadora do Google e o Wolfram Alpha, segundo afirma o matemático Pat Ballew, podem realizar conversões entre "potrzebies" e outras unidades. [2]
E a página do Qwika [3] traz uma fantástica relação de unidades que já foram criadas por cientistas (geralmente, físicos e matemáticos) e programadores, como resultados da combinação do humor com uma suposta conveniência prática.
Referências
[1] https://en.wikipedia.org/wiki/Donald_Knuth
[2] http://pballew.blogspot.com/2018/06/on-this-day-in-math-june-1.html#links
[3] http://wikipedia.qwika.com/en2pt/List_of_strange_units_of_measurement

Nenhum comentário: