18 novembro, 2018

American Fotoplayer

Nos primórdios do cinema mudo, grandes salas de cinema dispunham de orquestras para criar uma sonoridade condizente com as cenas dos filmes. Salas modestas, que não tinham dinheiro ou espaço suficiente, podiam usar uma máquina chamada American Fotoplayer. Além da música, elas eram capazes de fornecer uma enorme gama de efeitos sonoros.
A maior completa delas foi a Fotoplayer Style 50, das quais apenas uma ainda está em condições operacionais. Era capaz de recriar o volume de uma orquestra completa, além de produzir uma incrível variedade de efeitos sonoros como o mugido de bois, o toque do telefone, ruídos do trânsito na rua e dos cascos de animais, a crepitação de chamas, a quebra de madeira, tiros de rifles, pistolas e metralhadoras, até mesmo o som de um canhão francês de 75 mm!


Neste vídeo: Joe Rinaudo apresenta ao American Fotoplayer "The Stars and Stripes Forever", de John Philip Sousa (6 de novembro de 1854 - 6 de março de 1932).

Sousa foi um compositor norte-americano e maestro da era romântica tardia, conhecida principalmente por marchas militares e patrióticas americanas. Por causa de seu domínio da composição da marcha, ele é conhecido como "O Rei da Marcha" ou o "Rei da Marcha Americana", devido a seu colega britânico, Kenneth J. Alford, também ser conhecido como "O Rei da Marcha". Em sua autobiografia, "Marching Along", Sousa escreveu que ele compôs esta marcha no dia de Natal de 1896. Ele estava em um transatlântico a caminho de casa, retornando de férias com sua esposa na Europa, e tinha acabado de saber da recente morte de David Blakely, o gerente da Banda Sousa. Então, Ele compôs a marcha mentalmente e entregou as anotações aos jornais na chegada aos Estados Unidos. Apresentada pela primeira vez na Filadélfia em 14 de maio de 1897, ela foi imediatamente recebida com entusiasmo.

Nenhum comentário: